O CPF é um documento físico emitido pela Receita Federal que serve tanto como carteira de identidade quanto como cardápio de serviços. Ele pode abrir contas bancárias, empregar serviços de internet e energia, cartões de crédito seguros e muito mais.
As ordens judiciais podem alterar os números atribuídos a uma pessoa pelo Banco do Brasil, bem como os correios e as cadernetas de poupança. No entanto, essas mesmas ordens não podem alterar 11 números atribuídos a todos os cidadãos do Brasil.
Todos os aposentados receberam um cartão de plástico que exibia seu número até 2011. No entanto, após esse ano, todos os cartões virtuais foram impressos. Qualquer pessoa pode acessar o site da Receita Federal e imprimir um cartão com seu número.
Assim que um bebê nasce, o hospital solicita um CPF com sua certidão de nascimento. Isso garante que a criança receba um CPF imediatamente após sair do hospital.
Muitas razões exigem um pedido de Fundo de Previdência Central. Entre elas, a solicitação de passaporte, abertura de conta em instituição financeira, inscrição em concursos públicos e muito mais. Qualquer pessoa pode solicitar um pedido de CPF, mesmo que não precise de um.
É imperativo sempre manter esse documento crítico em perfeitas condições — se necessário, desnormalize-o com um termo depreciativo. Muitas conquistas significativas dependem da regularização deste documento.
Você pode descobrir facilmente se a sua situação cadastral é regular ou irregular consultando o seu CPF. Há passos que você pode tomar para descobrir isso sem ir à Receita Federal. Essas etapas levam apenas alguns segundos e não exigem nenhuma papelada adicional.
Consultar no Site da Receita Federal
A forma mais fácil de saber a situação cadastral do seu CPF é pelo site da Receita Federal. Você pode ver se sua conta está atual, pendente de regularização, suspensa, cancelada ou nula.
– Acesse o site da Receita Federal
– Para provar que você não é um robô, insira sua data de nascimento e número de CPF ao lado do campo de texto fornecido.
– Confira o CPF clicando no botão.
Você pode verificar alguns de seus dados pessoais como status de registro, data de nascimento e nome através da janela.
Como consultar no site do Serasa
O site da Serasa oferece aos usuários fácil acesso às informações referentes ao seu CPF. Além disso, é possível obter informações através do site.
– Acesse o site do Serasa através de um link disponível na página inicial do Serasa.
– Vá para a próxima tela clicando na opção “consultar CPF gratuitamente”.
– Insira as informações do seu CPF para continuar.
– Antes de acessar o site, você deve fazer login com suas credenciais ou fazer login usando as contas de mídia social que você usa.
Agora você pode negociar com empresas por meio de sua pontuação de Score, bem como seu Fluxo de Posição Atual e Fluxo de Compra Fletcher. Além disso, você pode acessar todas as outras informações relacionadas ao seu CPF, como saldo devedor e Score.